Gamificação no turismo: desenvolvimento de aplicação mobile

24-05-2018

O propósito deste artigo é descrever técnicas domintantes da gamificação, métodos de aplicabilidade e suas integrações no desenvolvimento de aplicações mobile didicadas ao turismo. Na aprimeira tentativa de desenvolver uma aplicação específica para o turismo, utilizamos a mais nova ferramenta de aplicação mobile, MIT inventor de app. Esta app contem elementos da gamificação para tornar-lo mais desafiador. A aplicação remete para uma área de alto potencial turístico, na qual não está promovido no seu real valor. Essa combinação entre uma área inexplorada e as técnicas da gamificação representará um progresso para o turismo.

Introdução

O termo gamificação foi introduzido, em 2002, por Nick Pelling [1], um programador Inglês, mas o termo só ganhou popularidade em 2010. [2] Gamificação representa o uso de elementos do design e princípios do jogo em contexto que não seja de jogo [3].

Ao considerar o fato de que apenas em 2010 o conceito iniciou a ser usado mais frequentemente, atualmente se registra uma tendência de popularidade em vários campos de atividade.

Esse artigo apresenta algumas atividades dominantes em que essas técnicas são utilizadas e propõe uma aplicação mobile dedicada ao turismo. Além disso, essa pesquisa contém sugestões de novos campos, pelas quais essas técnicas podem representar um progresso.

Texto by Mihaela Zica et al. (2017) 

Texto completo: https://www.iaras.org/iaras/filedownloads/ijt/2017/018-0003(2017).pdf

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